O conceito de Enterprise Content Management (ECM)
O conceito de ECM engloba:
- Digitalização - Document Imaging
- GED/EDM - Gestão Eletrônica de Documentos
- Gerenciamento de Conhecimento e Informação
- Web Content Management - Conteúdo Web
- COLD/ERM - Relatórios em arquivos ao invés de papel
- Processamento de Formulários
- Reconhecimento de Caracteres (OCR/ICR)
- Gestão de Processos - Workflow/BPM
A solução típica de Gestão de Conteúdo passa pelas seguintes fases:
Preservação de conteúdo, reutilização de conhecimento e controle de acesso à informação não são mais
opcionais.
Gerenciar conteúdo e conhecimento se tornou um investimento primordial para organizações de qualquer tamanho ou atuação, porque ajuda a organização a atingir seus objetivos (aumento de rentabilidade e/ou eficácia), a atender melhor seus clientes (vantagem competitiva) e a proteger a si mesma (contra não conformidades de produtos e serviços, legislação, desorganização ou rotatividade dentro da organização).
Alguns motivos para ter ECM em sua empresa:
- Ter facilidade, confiança e precisão na localização de arquivos e documentos, tendo a certeza de que o conteúdo está preservado;
- Absoluto controle de acesso ao conteúdo da empresa;
- Redução de custos e Aumento de produtividade;
- Eliminação de fraudes, extravios e danos;
- Confiabilidade e rastreabilidade (conformidade em Auditorias – ISO, Sarbanes & Oxley, ONA, ANVISA, PALQ - e Fiscalizações);
- Gerenciamento eletrônico de processos/fluxos administrativos;
- Aproveitamento de espaço físico e redução dos custos de armazenagem de documentos;
- Integração com outros sistemas (ERP, CRM etc.), tecnologias e hardwares;
- Padronização no manuseio de documentos e arquivos (físicos ou eletrônicos).