Conceito

O conceito de Enterprise Content Management (ECM)

O conceito de ECM engloba:

  • Digitalização - Document Imaging
  • GED/EDM - Gestão Eletrônica de Documentos
  • Gerenciamento de Conhecimento e Informação
  • Web Content Management - Conteúdo Web
  • COLD/ERM - Relatórios em arquivos ao invés de papel
  • Processamento de Formulários
  • Reconhecimento de Caracteres (OCR/ICR)
  • Gestão de Processos - Workflow/BPM

A solução típica de Gestão de Conteúdo passa pelas seguintes fases:

Preservação de conteúdo, reutilização de conhecimento e controle de acesso à informação não são mais
opcionais.

Gerenciar conteúdo e conhecimento se tornou um investimento primordial para organizações de qualquer tamanho ou atuação, porque ajuda a organização a atingir seus objetivos (aumento de rentabilidade e/ou eficácia), a atender melhor seus clientes (vantagem competitiva) e a proteger a si mesma (contra não conformidades de produtos e serviços, legislação, desorganização ou rotatividade dentro da organização).

Alguns motivos para ter ECM em sua empresa:

  • Ter facilidade, confiança e precisão na localização de arquivos e documentos, tendo a certeza de que o conteúdo está preservado;
  • Absoluto controle de acesso ao conteúdo da empresa;
  • Redução de custos e Aumento de produtividade;
  • Eliminação de fraudes, extravios e danos;
  • Confiabilidade e rastreabilidade (conformidade em Auditorias – ISO, Sarbanes & Oxley, ONA, ANVISA, PALQ - e Fiscalizações);
  • Gerenciamento eletrônico de processos/fluxos administrativos;
  • Aproveitamento de espaço físico e redução dos custos de armazenagem de documentos;
  • Integração com outros sistemas (ERP, CRM etc.), tecnologias e hardwares;
  • Padronização no manuseio de documentos e arquivos (físicos ou eletrônicos).